13 de outubro de 2015

VIII Semana Democom promove exposição sobre Coronelismo Eletrônico na Paraíba

Nenhum comentário

A Exposição “Coronelismo Eletrônico: as concessões de radiodifusão na história política do Brasil” traz documentos e dados sobre os bastidores dos processos de concessões de radiofusão no Brasil e será inaugurada na Praça da Alegria (CCHLA) na UFPB nesta terça-feira (13/10).






A Exposição “Coronelismo Eletrônico: as concessões de radiodifusão na história política do Brasil” foi criada pelo PEIC - Grupo de Pesquisa em Economia e Políticas da Informação e da Comunicação, da UFRJ, sob a coordenação da professora-pesquisadora Suzy dos Santos. Resultado do projeto "Coronelismo Eletrônico: dinâmicas assimétricas de poder e negociação", financiado pela Fundação Ford, a pesquisa contribui no enriquecimento do debate sobre concessão pública e a necessidade da democratização da comunicação.

Analisando a interconexão entre os sistemas midiáticos e políticos nacionais nas últimas três décadas (1985-2015), sob os aspectos de espacialidade, clientelismo e patrimonialismo, o estudo traçou um mapa das relações de poder da política na comunicação e vice-versa, no qual a Paraíba está inserida. Os atores políticos estados foram as famílias governamentais, os trabalhadores midiáticos eleitos/nomeados para cargos públicos, os proprietários de sistemas midiáticos que são eleitos/nomeados para cargos públicos e lideranças que concentram negócios em setores diversificados e derivados da atividade política, como educação, transporte, construção civil, saúde e comunicação.

Janaine Aires, doutoranda da UFRJ e uma das organizadoras da Semana Democom, faz parte do grupo de pesquisa que elaborou a exposição, comenta a realidade do estado neste quadro político. "A Paraíba vivencia um contexto de grande concentração da propriedade dos meios de comunicação na  Paraíba nas mãos de políticos. Esta exposição busca lançar luz sobre esta realidade, apresentando documentos e dados sobre os bastidores dessa relação clientelar e patrimonialista".

Quem estiver interessado em ver esse retrato da comunicação brasileira basta se dirigir a Praça da Alegria, localizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes do Campus I da UFPB, até o dia 17/10. A abertura acontece paralelamente ao lançamento de dois livros pela Editora Xeroca, na noite desta terça-feira (13/10), em um coquetel na Praça da Alegria.

Nenhum comentário :